SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Os filhos da ciência: sobre a maternidade na reprodução assistida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

BARONI, Daiana Paula Milani  e  FONTANA, Lívia Maria. Ações em saúde mental na atenção primária no município de Florianópolis, Santa Catarina. Mental [online]. 2009, vol.7, n.12, pp. 15-37. ISSN 1679-4427.

O presente estudo busca realizar um diagnóstico da atenção à saúde mental no contexto da Atenção Primária no município de Florianópolis. Para tanto, utilizamos como instrumento para a coleta de dados entrevistas reali¬zadas com coordenadores de unidades locais de saúde. Os resultados aponta¬ram para o recente surgimento de um trabalho mais específico em saúde mental, embora os relatos pareçam indicar que as equipes ainda desenvolvam suas ações direcionadas mais para a realização diagnóstica e reabilitação do que para a promoção em saúde e prevenção de agravos maiores decorridos do sofrimento psíquico. Este estudo procurou contribuir para o conhecimento do cuidado realizado em saúde mental na atenção básica, trazendo elementos para discussões pautadas na realidade do município e na perspectiva de colaborar para o aprimoramento deste serviço.

Palavras-chave : Atenção primária; Saúde mental; Demandas; Encaminhamentos; Ações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License