SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Ações em saúde mental na atenção primária no município de Florianópolis, Santa CatarinaEducação e psicanálise: a prática educativa e a produção de subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

ANGELO, Melina Lólia de; MORETTO, Maria Lívia Tourinho  e  LUCIA, Mara Cristina Souza de. Os filhos da ciência: sobre a maternidade na reprodução assistida. Mental [online]. 2009, vol.7, n.12, pp. 39-51. ISSN 1679-4427.

Este artigo propõe a diferença conceitual entre ser mãe, segundo a Biologia e ser mãe, para a Psicanálise. A experiência clínica com mulheres ditas inférteis, no Centro de Reprodução Assistida do ICHC-FMUSP, indica que a demanda pela gestação pode não corresponder, necessariamente, à demanda de ser mãe. Dessa experiência conclui-se que ser mãe é ocupar um lugar psíquico, ainda que a gestação possa ser crucial para a construção da função materna; que a impossibilidade de ser mãe pode estar relacionada com a dificuldade de ter filhos; e que a atenção a elementos inconscientes diminui o risco do nascimento dos filhos da Ciência.

Palavras-chave : Tecnologia reprodutiva; Maternidade; Psicologia; Psicanálise; Infertilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License