SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue12Science children: assisted reproductive motherhoodThe progressive discharge as a social reintegration means of the judiciary asylum patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

RODRIGUES, Rogério. Educação e psicanálise: a prática educativa e a produção de subjetividade. Mental [online]. 2009, vol.7, n.12, pp. 53-75. ISSN 1679-4427.

Podemos encontrar no campo educativo o predomínio hegemônico da tese de que toda relação de ensino e aprendizagem deva materializar-se em ações que resultem em efetivas trocas de práticas entre os sujeitos, e que isso possa também resultar na constituição ou na alteração de determi-nados tipos de comportamento do educando. Essa ideia apoia-se na hipótese de que o sujeito educado é aquele que desenvolve práticas observáveis e passíveis de avaliação em função das expectativas do sujeito educador. Neste artigo, o ponto central da análise é que educamos na crença de reproduzimos a nós mesmos, ou seja, educamos para formar o cidadão educado à nossa imagem e semelhança. Entretanto, o outro pode constituir-se na diferença. A educação, portanto, pode resultar em práticas que reprodu-zam a subjetividade ao realizar o “eu” no outro ou na produção do inédito.

Keywords : Educação; Psicologia da Educação; Psicanálise e Educação; Fundamentos da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License