SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue12The progressive discharge as a social reintegration means of the judiciary asylum patientCare starts with listening: mental health professionals and practice’s vicissitudes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

RIBEIRO, Marcelo Afonso. Trabalho e loucura: possibilidades de carreira para pessoas em situação psicótica. Mental [online]. 2009, vol.7, n.12, pp. 97-117. ISSN 1679-4427.

Este artigo levanta os sentidos construídos sobre trabalho e carreira de um grupo tradicionalmente excluído do trabalho, ou seja, as pessoas em situação psicótica, e suas estratégias de construção da trajetória no mundo de trabalho consideradas de difícil concretização. Foram formados grupos focais com 30 pessoas com transtornos mentais psicóticos. Os resultados indicaram que a maioria dos sujeitos associa trabalho com saúde e vê a carreira impossibilitada pela situação psicótica, entretanto uma parte deles está trabalhando e diz se sentir capaz de construir uma carreira pela maior receptividade do atual mercado. Conclui-se que o estigma e a impossibilidade de carreira ainda são predominantes, mas que a atual conjuntura de transição mundial parece estar criando estruturas psicossociais mais receptivas ao diferente.

Keywords : Trabalho; Exclusão; Estigma; Psicose; Carreira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License