SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Trabalho e loucura: possibilidades de carreira para pessoas em situação psicóticaUm caso que fala para a rede: a escuta analítica na articulação da assistência em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

OLIVEIRA, Thaís Thomé Seni S. e; LEME, Fernanda Ribeiro da Gama  e  GODOY, Kathia Regina Galdino. O cuidado começa na escuta:: profissionais de saúde mental e as vicissitudes da prática. Mental [online]. 2009, vol.7, n.12, pp. 119-138. ISSN 1679-4427.

Cabe aos profissionais de saúde mental, em grande medida, efetivar diretrizes da reforma psiquiátrica em suas práticas. Isso exige adequações desde a formação em saúde até o desenvolvimento em serviço. Este trabalho objetiva investigar concepções sobre especificidades do trabalho em saúde mental, como também relatar a experiência de “espaços de cuidado” com profissionais de três equipes de saúde mental, buscando contribuir para estratégias de educação permanente. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 48 profissionais. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados apontam sobrecarga emocional; necessidade de afinidade com a área; necessidade de capacitação; necessidade de redução da carga horária; necessidade de melhora na comunicação e funcionamento da equipe; e necessidade de espaços de cuidado para os cuidadores.

Palavras-chave : Saúde mental; Equipe interdisciplinar; Educação permanente; Desenvolvimento profissional; Grupos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License