SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12O cuidado começa na escuta:: profissionais de saúde mental e as vicissitudes da práticaEscrita acadêmica e escrita de si: experienciando desvios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

CANAVEZ, Fernanda  e  BRANDAO JUNIOR, Pedro Moacyr Chagas. Um caso que fala para a rede: a escuta analítica na articulação da assistência em saúde mental. Mental [online]. 2009, vol.7, n.12, pp. 139-152. ISSN 1679-4427.

O artigo objetiva discutir a especificidade da atuação do psicólogo nas equipes de assistência em saúde mental, em especial o lugar reservado à escuta analítica nesse contexto. Para consecução deste objetivo, será dado relevo ao recorte clínico do caso de uma adolescente acompanhada no Estado do Rio de Janeiro pelas mais diferentes equipes do campo da Saúde Mental, da Assistência Social e até mesmo da Justiça. Esperamos questionar a inserção do psicanalista em tais equipes e a responsabilidade implicada em sua escuta na articulação com as demais propostas de acompanhamento diante os impasses colocados pela problemática da adolescente em questão.

Palavras-chave : Psicanálise; Saúde mental; Clínica; Rede subjetiva; Articulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License