SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Um caso que fala para a rede: a escuta analítica na articulação da assistência em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

MACEDO, João Paulo  e  DIMENSTEIN, Magda. Escrita acadêmica e escrita de si: experienciando desvios. Mental [online]. 2009, vol.7, n.12, pp. 153-166. ISSN 1679-4427.

Este ensaio problematiza os modos tradicionais de escrita acadêmica inspirado nas experiências de alguns intercessores que potencializaram escritas desubjetivantes a partir da interface pensamentos e afetos. Refletimos sobre o modo de operar nossos escritos acadêmicos de forma a exercitar uma escrita de si, uma escrita-potência. A ideia central é que na construção de nossos trabalhos acadêmicos podemos experimentar a nós mesmos por diferentes modos de ser, no ato em que produzimos tais textos. Essa possibi¬lidade é uma ação definida por Foucault e demais intercessores do campo da arte e da filosofia da diferença como exercício de liberdade, pois trata, efetivamente, de investirmos um movimento sobre nós mesmos, em que estilizamos, no ato em que compomos nossa escrita, nossa própria existência.

Palavras-chave : Produção de conhecimento; Escrita; Governo; Subjetivação; Cuidado de si.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License