SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13O lugar ocupado da Psicanálise nas novas instituições de Saúde Mental“O que é isto (ou isso?) o inconsciente?” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

DOMINGUES, Margarete Aparecida  e  PARAVIDINI, João Luiz. A construção de ofícios terapêuticos em saúde mental. Mental [online]. 2009, vol.7, n.13, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

No presente artigo estão os resultados obtidos na pesquisa de mestrado realizada acerca do “fazer artístico” no trabalho de oficinas terapêuticas, a partir do discurso de usuários e profissionais em quatro municípios do Estado de Minas Gerais. O trabalho nas oficinas pode ser visto de forma pendular. O “fazer artístico” tanto pode levar os atores envolvidos a uma paralisia, se realizado de forma repetitiva (na via do que em Psicanálise é denominado de automatismo de repetição), quanto produzir a criação, o novo e a trans¬gressão, na vertente da repetição diferencial. As quatro partes do trabalho procuram recobrir o percurso traçado. Na primeira parte apresentamos como surgiu o interesse em pesquisar o tema e o esquadrinhamento da trajetória percorrida. Na segunda, falamos sobre a metodologia utilizada. Na terceira, procedemos à análise e à discussão dos dados obtidos a partir da fala dos atores envolvidos. Na última parte apresentamos nossas considerações finais.

Palavras-chave : Melancolia; Sofrimento psíquico; História; Psiquiatria; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License