SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13A cidade que o crime construiu: breves considerações sobre o ambiente urbano a partir da linguagemConhecendo os cuidadores de um serviço residencial terapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

SANTA CLARA, Carlos José da Silva. Melancolia: da antiguidade à modernidade - uma breve análise histórica. Mental [online]. 2009, vol.7, n.13, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

Este artigo é um estudo teórico que tem por objetivo demarcar, de forma sucinta, as múltiplas formas e os caminhos traçados pela melancolia ao longo da história, do ponto de vista conceitual e da variedade de seus modos de expressão. A melancolia é uma forma de sofrimento singular, uma posição ou organização subjetiva constituída em torno da dor que é existir. Com esta leitura buscamos realizar um levantamento das teorizações mais marcantes sobre o adoecer: de seu nascimento na Antiguidade grega, com a teoria dos fluidos humorais de Hipócrates, até sua dissolução nos “transtornos do humor” dos manuais de psiquiatria e no discurso farmacológico contemporâneo, passando pela proposta freudiana da nova interpretação dos sofrimentos psíquicos com a teoria psicanalítica.

Palavras-chave : Melancolia; sofrimento psíquico; história; Psiquiatria; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License