SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Conhecendo os cuidadores de um serviço residencial terapêuticoO protocolo de notificação da violência: entre o risco e a vulnerabilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427

Resumen

ZANELLO, Valeska  y  SOUSA, Gustavo. Mais música, menos Haldol: uma experiência entre música, Phármakon e loucura. Mental [online]. 2009, vol.7, n.13, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

O fenômeno da loucura mobiliza a sociedade desde os primórdios da civilização. Entretanto, a definição do que vem a ser este fenômeno, sua compreensão e a forma de tratamento modificam-se histórica e culturalmente. O modo como se compreende a loucura elege uma propedêutica e quem está habilitado para empregá-la. Em muitas instituições a loucura é hoje compreendida como “doença mental”, ocupando os medicamentos um lugar privilegiado, às vezes exclusivo, como forma de intervenção terapêutica. Enquanto isso, práticas alternativas de cuidado são vistas com descaso no auxílio ao restabelecimento do paciente. Este estudo visou pesquisar resultados do uso de oficinas de música e dança na ala de internação de um hospital psiquiátrico público.

Palabras clave : Saúde mental; Gênero e saúde; Psicologia; Doença mental; Prevenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License