SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Mais música, menos Haldol: uma experiência entre música, Phármakon e loucura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

GALVAO, Vanessa Almira Brito de Medeiros  e  DIMENSTEIN, Magda. O protocolo de notificação da violência: entre o risco e a vulnerabilidade. Mental [online]. 2009, vol.7, n.13, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

Pretendeu-se com este estudo discutir os limites e as potencialidades do uso do protocolo de notificação nos serviços de saúde. Foram realizados encontros com cinco unidades, em Natal-RN, para discutir suas demandas, dificuldades e estratégias e para apresentar o protocolo como possibilidade de intervenção. Constatou-se que ele pode ajudar a criar espaços de autoanálise e autogestão, além de potencializar estratégias de cuidado, ao permitir maior visualização do fenômeno. Por outro lado, pode reforçar uma lógica de risco e de controle das pessoas e dos grupos, partindo de uma visão tradicional da epidemiologia. Portanto, mais do que implantar o protocolo, faz-se necessário problematizar o seu uso, levando em conta seus possíveis limites e potencialidades.

Palavras-chave : Saúde pública; Violência; notificação; Risco; Vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License