SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue14The Brazilian academic production about poverty in the perspective of social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427

Abstract

TOURINHO, Denise da Rocha. Qual é o meu lugar no mundo?: reflexões sobre o papel da psicanálise na atenção integral ao portador de transtorno mental em conflito com a Lei. Mental [online]. 2010, vol.8, n.14, pp. 15-28. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste artigo é incitar os diversos setores envolvidos a fazer uma reflexão acerca da construção de uma nova prática de atenção ao portador de transtorno mental em conflito com a Lei. Após avaliar o papel da Psiquiatria Clássica na “institucionalização da loucura” e as propostas reformistas substitutivas, defende-se a integração operacional da Psicanálise em equipes interdisciplinares, com base na sua potencial capacidade de estruturação do discurso do “paciente judiciário”, do seu reposicionamento subjetivo e da desconstrução social de mitos. Reconhece-se a necessidade de que esta proposta se sustente em políticas públicas transversais. No final do artigo há a apresentação de uma proposta governamental, que é uma síntese das concepções teóricas da Psicanálise com campos político-institucionais da Rede de Seguridade Social.

Keywords : Prevenção; Atenção integral; Reforma psiquiátrica; Psicanálise; Justiça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License