SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14A produção acadêmica brasileira acerca da pobreza na perspectiva da teoria das representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

TOURINHO, Denise da Rocha. Qual é o meu lugar no mundo?: reflexões sobre o papel da psicanálise na atenção integral ao portador de transtorno mental em conflito com a Lei. Mental [online]. 2010, vol.8, n.14, pp. 15-28. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste artigo é incitar os diversos setores envolvidos a fazer uma reflexão acerca da construção de uma nova prática de atenção ao portador de transtorno mental em conflito com a Lei. Após avaliar o papel da Psiquiatria Clássica na “institucionalização da loucura” e as propostas reformistas substitutivas, defende-se a integração operacional da Psicanálise em equipes interdisciplinares, com base na sua potencial capacidade de estruturação do discurso do “paciente judiciário”, do seu reposicionamento subjetivo e da desconstrução social de mitos. Reconhece-se a necessidade de que esta proposta se sustente em políticas públicas transversais. No final do artigo há a apresentação de uma proposta governamental, que é uma síntese das concepções teóricas da Psicanálise com campos político-institucionais da Rede de Seguridade Social.

Palavras-chave : Prevenção; Atenção integral; Reforma psiquiátrica; Psicanálise; Justiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License