SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15O problema da constituição do corpo na psicose: o testemunho de Antonin Artaud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

SILVA, Gustavo Vieira da  e  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. "Antes do nome": articulações entre a angústia e os fenômenos psicossomáticos em Freud e Winnicott. Mental [online]. 2010, vol.8, n.15, pp. 195-214. ISSN 1679-4427.

O artigo apresenta a relação entre angústia e fenômenos psicossomáticos em Freud e Winnicott. Destaca que Freud indica uma participação sexual somática na origem da angústia, situando-a na fronteira entre o somático e o psíquico, como um afeto que funda a subjetividade. Nesse sentido, Winnicott apresenta uma interface entre as noções de angústia impensável e integração psicossomática ao destacar a necessidade de existência de um ambiente que ofereça uma sustentação ao bebê e que possibilite a emergência de um delineamento corporal e uma integração psicossomática. Essas considerações indicam a possibilidade de sofrimentos que se manifestam na fronteira entre a psique e o soma para os quais a interpretação, como instrumento clínico, torna-se inapropriada. Finaliza apresentando reflexões clínicas dos fenômenos psicossomáticos.

Palavras-chave : Angústia; fenômenos psicossomáticos; Freud; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License