SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15"Antes do nome": articulações entre a angústia e os fenômenos psicossomáticos em Freud e WinnicottOrdálio e Delírio: de Terceiro Excluído a Escolhido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

LIMA, Tulíola Almeida de Souza. O problema da constituição do corpo na psicose: o testemunho de Antonin Artaud. Mental [online]. 2010, vol.8, n.15, pp. 215-234. ISSN 1679-4427.

Neste trabalho iremos tratar sobre a constituição do corpo e sua relação com o psiquismo. Seguiremos a perspectiva de Lacan, destacando a relação do sujeito com o elemento que o permite significar sua relação com o corpo próprio e também posicionar-se de determinada maneira em um discurso social. Em seguida analisaremos algumas produções de Antonin Artaud, pelas quais podemos recolher seu testemunho sobre a dificuldade de lidar com seu corpo, que foi agravada por causa de sua psicose. Por fim, partiremos das indicações da teoria lacaniana no que concerne à psicose, para tentar entender a necessidade que Artaud teve de estabelecer para si um novo arranjo de seu corpo e, ao mesmo tempo, um novo pacto com a linguagem.

Palavras-chave : Psicose; corpo; Artaud; psicanálise; testemunho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License