SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Produção de subjetividade e estratégias de inserção social para usuários em um Centro de Atenção Psicossocial, na Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

ZANETTI, Clovis Eduardo  e  SIMANKE, Richard Theisen. Clínica e crítica na trajetória freudiana da Neurologia à Psicanálise. Mental [online]. 2011, vol.9, n.16, pp. 303-326. ISSN 1679-4427.

Este artigo pretendeu reconstituir e analisar as reflexões clínicas e epistemológicas de Freud que o levaram da Medicina à Psicanálise, partindo do diagnóstico clínico diferencial entre as patologias orgânicas e as doenças neuróticas iniciadas no artigo Histeria (1888). A seguir, aborda o exame crítico do conceito neurológico de representação em Sobre a concepção das afasias (1891), que acaba por abrir um novo campo de investigação e lançar as bases de uma nova concepção de corpo desde a perspectiva de sua representação neuropsicológica. Esses desenvolvimentos culminam no ensaio de 1893, sobre as paralisias orgânicas e histéricas, no qual as teorizações sobre o afeto, a linguagem e a representação convergem para dar conta da possibilidade de uma causalidade psíquica dos sintomas somáticos da histeria.

Palavras-chave : Freud; histeria; representação; corpo; linguagem; afeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License