SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Clínica e crítica na trajetória freudiana da Neurologia à PsicanálisePercepções de trabalhadores da saúde pública sobre a rede de atendimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

LIMA, Mônica; JUCA, Vládia Jamile dos Santos  e  SANTOS, Lívia. Produção de subjetividade e estratégias de inserção social para usuários em um Centro de Atenção Psicossocial, na Bahia. Mental [online]. 2011, vol.9, n.16, pp. 303-326. ISSN 1679-4427.

Este artigo reflete sobre a produção de subjetividade de usuários com acesso a estratégias de inserção social e relações cotidianas com os profissionais de saúde, em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foram utilizadas a epistemologia qualitativa e o conceito de subjetividade de Fernando González-Rey. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com usuários, familiares e profissionais do CAPS, além de registro em diário de campo das observações participantes. Os dados foram expostos em dois eixos: organização interna do CAPS e relação com a rede pública de saúde; estratégias de inserção social intra e extramuros. Há mudanças subjetivas individuais dos envolvidos no desafio de construir esse modelo substitutivo, que apesar de todas as dificuldades, proporciona aos usuários acesso a estratégias que se opõem ao isolamento e à exclusão social.

Palavras-chave : Subjetividade; inclusão social; CAPS; reforma psiquiátrica; saúde mental; epistemologia qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License