SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Produção de subjetividade e estratégias de inserção social para usuários em um Centro de Atenção Psicossocial, na BahiaA Compreensão na Psicopatologia de Karl Jaspers e na Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

PELISOLI, Cátula; FRAGA, Brisa Maria  e  PEREIRA, Cristiane de Oliveira. Percepções de trabalhadores da saúde pública sobre a rede de atendimento. Mental [online]. 2011, vol.9, n.16, pp. 303-326. ISSN 1679-4427.

Este trabalho investigou as percepções de trabalhadores da rede municipal de saúde do município de Osório, Rio Grande do Sul, sobre a rede em que atuam, considerando estresse e satisfação relacionados ao trabalho. Participaram 148 profissionais de diferentes categorias, de ambos os sexos (116 do sexo feminino, 32 do sexo masculino), com idades variando de 18 a 64 anos. Foi utilizado um questionário com questões fechadas e abertas, elaborado pela equipe de pesquisa, e aplicado coletivamente. Os resultados indicaram satisfação média-alta por parte dos trabalhadores, sendo que os homens estão significativamente mais satisfeitos do que as mulheres. Quanto ao estresse, os trabalhadores percebem seu trabalho como medianamente estressante e, à medida que o tempo de serviço aumenta, a percepção de estresse também aumenta. Os participantes indicaram o atendimento, implantação de serviços, acessibilidade e maiores recursos como aspectos positivos da rede de saúde do município. Como sugestões para melhorias, os participantes indicaram a criação de serviços especializados, maior qualificação dos profissionais, mais recursos, melhor articulação, reconhecimento dos trabalhadores, humanização do atendimento e maior controle das tarefas por parte da gestão.

Palavras-chave : Trabalhadores da saúde; satisfação no emprego; assistência à saúde; saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License