SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16A Compreensão na Psicopatologia de Karl Jaspers e na PsicanáliseO fenômeno da reinternação: um desafio à Reforma Psiquiátrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427

Resumen

VIEIRA FILHO, Nilson Gomes  y  ROSA, Miriam Debieux. Clínica psicossocial: articulando saúde mental e a estratégia saúde da família. Mental [online]. 2011, vol.9, n.16, pp. 303-326. ISSN 1679-4427.

Trata-se de um estudo de caso em clínica psicossocial sobre um usuário em tratamento, articulando saúde mental e a estratégia saúde da família. Recorte de uma pesquisa participante realizada em um centro paulista de atenção psicossocial com apoio matricial à estratégia saúde da família. Os resultados evidenciam itinerários fragmentados antes de seu tratamento nesse centro em contraste com os percursos articulados no tratamento interativo. Os sentidos da experiência de sofrimento do usuário passam por sua visão de mundo místico-pentecostal repercutindo-se nesses diferentes itinerários. Nas considerações finais, salienta-se que não se observaram discursos de poder nas relações de cuidados nesse último tratamento. Entretanto, haveria uma tendência do usuário para a construção de um projeto de vida no qual a aposentadoria parece ser uma meta importante.

Palabras clave : Clínica psicossocial; reforma psiquiátrica; rede substitutiva; saúde mental; saúde da família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License