SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Clínica psicossocial: articulando saúde mental e a estratégia saúde da famíliaTrajetórias de mulheres que vivenciaram a gravidez/maternidade na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

BEZERRA, Cíntia Guedes  e  DIMENSTEIN, Magda. O fenômeno da reinternação: um desafio à Reforma Psiquiátrica. Mental [online]. 2011, vol.9, n.16, pp. 303-326. ISSN 1679-4427.

O fenômeno da reinternação em hospital psiquiátrico, conhecido na literatura como "revolving door", é de altíssima incidência na maioria das instituições, indicando a relevância de conhecer suas causas e pensar estratégias que o evitem. Objetivou-se avaliar as reinternações no Hospital Dr. João Machado (HJM), em Natal, RN, bem como identificar os efeitos da proposta de alta assistida desse hospital. Realizaram-se leituras dos prontuários de usuários que passaram pela alta assistida do HJM e entrevistas abertas com profissionais, além de uma revisão bibliográfica acerca da reinternação psiquiátrica, a fim de elucidar o que a literatura tem encontrado. Constatou-se que o projeto enfrenta alguns entraves e que a estratégia de dar assistência após a alta hospitalar, garantindo uma atenção continuada e inserida no meio social e familiar, é fundamental na tentativa de evitar a reinternação.

Palavras-chave : Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica; reinternação; alta-assistida; reinserção social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License