SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16O fenômeno da reinternação: um desafio à Reforma Psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

MESQUITA, Ana Letícia Pires et al. Trajetórias de mulheres que vivenciaram a gravidez/maternidade na adolescência. Mental [online]. 2011, vol.9, n.16, pp. 303-326. ISSN 1679-4427.

O objetivo do presente estudo foi analisar vivências emocionais de mães adolescentes, refletidas na relação com seu filho, seu parceiro, membros da família, espaço escolar e demais espaços sociais. Foram participantes da presente pesquisa mães com idades entre 19 e 21 anos, tendo, na ocasião do seu parto, idades variando entre 15 e 17 anos, todas procedentes de classe social baixa e com grau de escolaridade entre 1º e 2º graus incompletos. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturado e aparelho de MP3 como recurso para gravação das entrevistas. O significado da maternidade foi evidenciado pelas jovens em cinco eixos centrais: 1) aceitação da gravidez/maternidade; 2) sentimento de ser mãe; 3) mudanças percebidas ao vivenciarem a experiência de ser mãe; 4) cuidados com o filho; e 5) importância ou não da presença do parceiro. Assim, foi possível identificar que as adolescentes assumiram o papel de mãe com o apoio da família e do parceiro, superando muitas dificuldades no cuidado diário dos filhos, criando vínculo efetivo no binômio mãe-filho, apesar de relatarem comportamento preconceituoso por parte de pessoas inseridas no seu meio social.

Palavras-chave : Mãe-adolescente; aspectos emocionais; interação mãe-filho; presença [ausência de parceiro]; preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License