SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17O cuidado em saúde: o paradigma biopsicossocial e a subjetividade em focoLógica psiquiátrica e reforma em saúde mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427

Resumen

VIDAL, Manola. Alta hospitalar e reinternação de bebê prematuro: uma reflexão sobre o acesso aos serviços de saúde. Mental [online]. 2011, vol.9, n.17, pp. 537-558. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste trabalho foi investigar as reações emocionais maternas em relação a alta hospitalar e reinternação de bebê nascido prematuro relacionando-as com o acesso aos serviços de assistência no cenário do Sistema Único de Saúde. O conceito de preocupação materna primária foi utilizado para a compreensão do estado de humor materno no puerpério. Os resultados demonstraram a existência de uma distância compreensiva por parte das prescrições do hospital e as situações concretas vividas pelas mães e seus bebês em ambiente doméstico. A inserção do egresso da Unidade de Tratamento Intensivo em Neonatologia na rede básica de assistência se dá através de uma experiência de protagonismo social distante da preconizada pelo Sistema Único de Saúde.

Palabras clave : Sistema Único de Saúde; atenção primária de saúde; depressão; recém-nascido prematuro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )