SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Alta hospitalar e reinternação de bebê prematuro: uma reflexão sobre o acesso aos serviços de saúdeEsperando o Messias: reflexão sobre os bebês nascidos para curar um irmão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

SPOHR, Bianca. Lógica psiquiátrica e reforma em saúde mental. Mental [online]. 2011, vol.9, n.17, pp. 559-570. ISSN 1679-4427.

Este artigo fala do descompasso existente entre as prerrogativas teóricas da reforma em saúde mental e a prática dos profissionais de saúde nos serviços. Inicialmente, busca contextualizar o problema mostrando como a psiquiatria consolidou-se a partir de uma compreensão biológica da loucura. Em seguida, mostra que este entendimento produziu tratamentos orientados pelo isolamento, pela dependência e pela violência, que, embora combatidos atualmente, deixaram suas marcas em pacientes, familiares e a sociedade. Por fim, sabe-se que a reforma psiquiátrica criou leis e reestruturou os serviços, mas ainda enfrenta dificuldades de instrumentalizar os profissionais em termos teóricos e práticos. É urgente, então, deixar aberto o campo de debates, pois para bem intervir, é preciso antes compreender.

Palavras-chave : Psiquiatria; reforma psiquiátrica; profissionais de saúde; teoria; prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )