SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17Psychiatrical logic and reform in mental healthThe man, his psychosis, and stopped word author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427

Abstract

MAROJA, Flaviana Estrela  and  LAINE, Agnès. Esperando o Messias: reflexão sobre os bebês nascidos para curar um irmão. Mental [online]. 2011, vol.9, n.17, pp. 571-587. ISSN 1679-4427.

Após o primeiro bebê de proveta, surgem, cada vez mais, novidades no campo da procriação que nos fazem refletir sobre o funcionamento psíquico das pessoas envolvidas. Este artigo objetivou refletir sobre a gravidez programada na esperança de dar à luz um recém-nascido compatível para curar a anemia falciforme de um filho mais velho. Foram realizadas três entrevistas com grávidas portadoras do gene da anemia falciforme. Por meio da análise, constatou-se que o desejo de gravidez é voltado para a cura da doença da criança mais velha, e que a gravidez é desinvestida e pobre em representações sobre a futura criança. Assim sendo, observou-se a necessidade de novas pesquisas que abordem essa temática e avalie os possíveis riscos psicológicos.

Keywords : Bebês-medicamentos; gravidez; psicologia; anemia falciforme; conselho genético.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )