SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Lógica psiquiátrica e reforma em saúde mentalO homem, sua psicose e a palavra cortada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

MAROJA, Flaviana Estrela  e  LAINE, Agnès. Esperando o Messias: reflexão sobre os bebês nascidos para curar um irmão. Mental [online]. 2011, vol.9, n.17, pp. 571-587. ISSN 1679-4427.

Após o primeiro bebê de proveta, surgem, cada vez mais, novidades no campo da procriação que nos fazem refletir sobre o funcionamento psíquico das pessoas envolvidas. Este artigo objetivou refletir sobre a gravidez programada na esperança de dar à luz um recém-nascido compatível para curar a anemia falciforme de um filho mais velho. Foram realizadas três entrevistas com grávidas portadoras do gene da anemia falciforme. Por meio da análise, constatou-se que o desejo de gravidez é voltado para a cura da doença da criança mais velha, e que a gravidez é desinvestida e pobre em representações sobre a futura criança. Assim sendo, observou-se a necessidade de novas pesquisas que abordem essa temática e avalie os possíveis riscos psicológicos.

Palavras-chave : Bebês-medicamentos; gravidez; psicologia; anemia falciforme; conselho genético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )