SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17O homem, sua psicose e a palavra cortadaEntrevistas de evolução psiquiátricas: entre a "Doença Mental" e a medicalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

THOMAZONI, Andresa Ribeiro  e  FONSECA, Tania Mara Galli. Encontros possíveis entre arte, loucura e criação. Mental [online]. 2011, vol.9, n.17, pp. 605-620. ISSN 1679-4427.

A partir dos encontros instaurados entre arte e loucura, mais especificamente espaços que possibilitam a produção artística no âmbito da saúde mental, buscamos interrogar a racionalidade psiquiátrica perante este contexto. Iniciamos com uma revisão histórica das fronteiras instauradas entre arte e loucura, bem como a modulação das práticas derivadas desse encontro. Através da problematização sobre as potências expressivas que alguns corpos, mesmos psiquiatrizados, ainda possuem, buscamos sustentar e proliferar um novo olhar para dispositivos que possam valorizar a criação, entendendo-a como aquilo que é capaz de possibilitar a perseveração do ser, pelo resistir criativo ao sufocamento das forças vitais.

Palavras-chave : Arte; loucura; criação; resistência; expressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )