SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue18When invention asks for passage: rhythm and body in theater workshops of Center for Mental Health Reference (CERSAM) northwest of Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427

Abstract

CALAZANS, Roberto; PENA, Dayane Costa de Souza  and  BRITO, Marcioni Tomaz. Neuropsicanálise: um projeto abandonado por Freud. Mental [online]. 2012, vol.10, n.18, pp. 9-28. ISSN 1679-4427.

O presente artigo pretendeu apontar para as questões que estavam em jogo para Freud quando da redação do Projeto de 1895. Objetivamos com isso demonstrar que Freud não visava necessariamente a construção de uma teoria neuropsicanalítica, como pretendem alguns, mas a busca da etiologia psíquica das neuroses. Por isso, em um primeiro momento analisamos porque Freud escolhe o nome psicanálise para denominar sua teoria. Depois estabelecemos quais são os dois postulados elaborados por Freud na parte I do texto do Projeto para, em segui da, apontar como a parte II, articulada com outros textos contemporâneos de Freud, apontam para a busca de Freud de uma causalidade não nos neurônios, mas em representações.

Keywords : Psicanálise; neuropsicanálise; psíquico; análise; etiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )