SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Quando a invenção pede passagem: ritmo e corpo nas oficinas de teatro do Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Noroeste de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

CALAZANS, Roberto; PENA, Dayane Costa de Souza  e  BRITO, Marcioni Tomaz. Neuropsicanálise: um projeto abandonado por Freud. Mental [online]. 2012, vol.10, n.18, pp. 9-28. ISSN 1679-4427.

O presente artigo pretendeu apontar para as questões que estavam em jogo para Freud quando da redação do Projeto de 1895. Objetivamos com isso demonstrar que Freud não visava necessariamente a construção de uma teoria neuropsicanalítica, como pretendem alguns, mas a busca da etiologia psíquica das neuroses. Por isso, em um primeiro momento analisamos porque Freud escolhe o nome psicanálise para denominar sua teoria. Depois estabelecemos quais são os dois postulados elaborados por Freud na parte I do texto do Projeto para, em segui da, apontar como a parte II, articulada com outros textos contemporâneos de Freud, apontam para a busca de Freud de uma causalidade não nos neurônios, mas em representações.

Palavras-chave : Psicanálise; neuropsicanálise; psíquico; análise; etiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )