SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue18Neuropsychoanalysis: an abandoned project for FreudIntroducing flexibility: clinical work with the transition from psychiatric hospitalization to community life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427

Abstract

SANTOS, Natália Alves dos  and  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Quando a invenção pede passagem: ritmo e corpo nas oficinas de teatro do Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Noroeste de Belo Horizonte. Mental [online]. 2012, vol.10, n.18, pp. 29-52. ISSN 1679-4427.

Este artigo trata da pesquisa acerca dos processos de subjetivação nas oficinas de teatro do Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Noroeste de Belo Horizonte, articulando arte e saúde mental. Pautadas nas ideias de Deleuze e Guattari e no método cartográfico, investigamos esses processos, cartografando os dispositivos que operam tanto para a reprodução quanto para a invenção. As oficinas de teatro semanais construídas a partir das demandas dos usuários e atentas à potência dos encontros nos permitiram rastrear linhas duras, linhas flexíveis e linhas de fuga que compuseram o rizoma-oficina-subjetividades. Nesses encontros destacamos dois acontecimentos: o acontecimento-ritmo e o acontecimento-corpo. Esperamos contribuir para as práticas em saúde mental insistindo na potência e invenção que existem na loucura.

Keywords : Processos de subjetivação; saúde mental; oficinas de teatro; esquizoanálise; cartografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )