SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Quando a invenção pede passagem: ritmo e corpo nas oficinas de teatro do Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Noroeste de Belo HorizonteA aplicabilidade do dispositivo clínico-institucional urgência subjetiva no tratamento da toxicomania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

PEREIRA, Luzia Rodrigues  e  MUNOZ, Nuria Malajovich. Instituindo a flexibilidade: o trabalho clínico de passagem da internação psiquiátrica à vida na comunidade. Mental [online]. 2012, vol.10, n.18, pp. 53-68. ISSN 1679-4427.

O presente artigo versa sobre as especificidades de um trabalho clínico que visa a produzir a passagem do psicótico de um dispositivo hospitalar à vida na comunidade. Consideramos que esse dispositivo pode ocupar uma função que não é estática para os usuários, mas que se modifica de acordo com o percurso de cada um. Fazemos menção aos conceitos oriundos da psicoterapia institucional francesa e à psiquiatria democrática italiana, que auxiliarão a pensar na possibilidade de circulação de pessoas com transtornos mentais. Citamos ainda autores que trabalham na perspectiva do campo freudiano, levando-se em conta a leitura lacaniana. Dois casos clínicos aqui apresentados ilustrarão a questão exposta de como um psicótico pode prescindir de uma instituição, servindo-se dela.

Palavras-chave : Psicose; instituição; psicanálise; reforma psiquiátrica; comunidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )