SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Instituindo a flexibilidade: o trabalho clínico de passagem da internação psiquiátrica à vida na comunidadeViolência sexual infantojuvenil: problematizando os desafios do atendimento a partir da análise de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

RODRIGUES, Janderson Andrade; DASSOLER, Volnei Antônio  e  CHERER, Evandro de Quadros. A aplicabilidade do dispositivo clínico-institucional urgência subjetiva no tratamento da toxicomania. Mental [online]. 2012, vol.10, n.18, pp. 69-88. ISSN 1679-4427.

Este artigo presta-se a investigar a aplicabilidade do dispositivo clínico-institucional urgência subjetiva no tratamento da toxicomania. Para tanto, desenvolveram-se alguns fundamentos teóricos relativos à toxicomania e aos estados de urgência psíquica para os quais se recomenda a utilização desse dispositivo. A partir disso, constatou-se que a imprescindibilidade do recurso tóxico à economia psíquica do toxicômano expõe um sujeito suscetível à ocorrência de crises de ordem psíquica caso a droga falte. Por fim, compreende-se que o dispositivo clínico-institucional urgência subjetiva operado pelo analista no contexto institucional constitui-se como um recurso legítimo de intervenção às crises dessa ordem, auxiliando no tratamento das toxicomanias. Com vistas a ilustrar o que foi apresentado teoricamente, lançou-se mão de um fragmento clínico com propósitos de exemplificação.

Palavras-chave : Psicanálise; urgência; toxicomania; angústia; sintoma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )