SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Violência sexual infantojuvenil: problematizando os desafios do atendimento a partir da análise de um caso clínicoAnálisis de caso de una psicosis paranoica (caso Ela) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

RODRIGUES, Rogério. Os espaços urbanos, as práticas corporais e a saúde mental. Mental [online]. 2012, vol.10, n.18, pp. 109-128. ISSN 1679-4427.

O problema a ser investigado nasce de uma reflexão sobre as relações entre os espaços urbanos, as práticas corporais e a saúde mental. Tem-se como proposição teórica o campo educacional, para analisar e interpretar as questões referentes às técnicas do corpo em interface com os espaços urbanos. Parte-se da hipótese de que essa junção entre "cidade, corpo e saúde mental" tem muitas vezes suas produções pouco compreendidas, pois grande parte das chamadas teorias educativas não instrumentalizam uma reflexão que apreenda essas interfaces sobre o real educativo. O método utilizado para a realização da investigação é de inspiração filosófica, na oportunidade em que o autor se encontrava implicado com a questão da inserção do sujeito nos espaços urbanos. Os resultados possíveis dessa reflexão demonstram que a qualidade de vida mental saudável é uma ruptura da educação que disciplina o sujeito e o submete às formas de controle.

Palavras-chave : Fundamentos da educação; educação do corpo; espaços urbanos; saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )