SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19O desenvolvimento psíquico precoce e o risco de psicose de uma perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Resumo

SILVA, Victor Hugo Farias da; DIMENSTEIN, Magda  e  LEITE, Jáder Ferreira. O cuidado em saúde mental em zonas rurais. Mental [online]. 2012, vol.10, n.19, pp. 267-285. ISSN 1679-4427.

Por meio deste estudo, objetivou-se conhecer os modos de atenção em saúde mental operados por familiares de portadores de transtornos mentais severos residentes na zona rural do alto sertão paraibano. A pesquisa foi desenvolvida com onze familiares moradores de comunidades rurais. Metodologicamente, realizamos visitas em domicílio e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram o uso de recursos religiosos, laborais, medicamentosos e comunitários no cuidado aos Portadores de Transtornos Mentais Severos (PTMS). A falta de suporte financeiro, de transporte e de internação afastam os familiares da rede de atenção psicossocial, especialmente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) local. Essa pesquisa destacou a importância do cuidador familiar e as dificuldades impostas na organização da rede de atenção psicossocial quanto à acessibilidade e à resolutividade em zonas rurais.

Palavras-chave : Saúde mental; atenção psicossocial; família; população rural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License