SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Madness in different seasons: The family living with the mental disorderNursing home as totalitarian instituition: gender and mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

PASSOS, Maria Consuêlo. Para uma compreensão psicanalítica dos entrelaces sujeito-cidade. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 29-44. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste trabalho foi discutir a relação sujeito-cidade, a partir de algumas noções da psicanálise winnicottiana, principalmente aquela que concebe o ambiente como fundamento para a constituição psíquica e a mãe como representante deste, nos primeiros momentos de vida do bebê. Com essa perspectiva, discutimos o ambiente secundário que começa na casa e se estende até a cidade, ampliando as possibilidades de relação com o outro, em diferentes lugares e com distintas funções. Abordamos o ambiente-mãe, a casa e a cidade como três elementos fundamentais para a emergência do sujeito, tendo, cada um deles, suas próprias funções. Tais funções ressaltam a formação dos vínculos e o pertencimento, ao mesmo tempo em que sugerem alguns entrelaces do sujeito com a cidade. O mal-estar foi discutido tomando como base o próprio texto freudiano, enquanto a discussão sobre vulnerabilidade se baseia em noções da filosofia política de Judith Butler.

Keywords : sujeito; cidade; mal-estar; vulnerabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License