SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Una comprensión psicoanalitica del entrecruzamiento del sujeto con la ciudadEl apoyo matriz en salud mental en la perspectiva de los gestores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

ZANELLO, Valeska; HENDERSON, Guilherme  y  SILVA, Lívia Campos e. Instituição geriátrica como uma instituição totalitária: gênero e saúde mental. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 45-62. ISSN 1679-4427.

Uma alternativa para se viver a velhice em nossa cultura é a instituição geriátrica. A presente pesquisa teve como objetivo investigar os sentidos vivenciados por idosos e idosas em relação à instituição geriátrica e à internação. Para tanto, foi realizado um estudo etnográfico em uma dessas instituições, no Distrito Federal, durante oito meses, com visitas semanais de três horas. Posteriormente, foram realizadas 18 entrevistas (nove idosos e nove idosas), as quais foram submetidas a uma análise hermenêutica. Os sentidos vivenciados por idosos e idosas internos apontaram para características típicas daquelas relatadas em uma instituição totalitária. No entanto, houve diferenças de gênero no modo de lidar com essas vivências, bem como em seu impacto na saúde mental.

Palabras clave : velhice; gênero; instituição totalitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License