SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Para uma compreensão psicanalítica dos entrelaces sujeito-cidadeO matriciamento em saúde mental na perspectiva dos gestores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

ZANELLO, Valeska; HENDERSON, Guilherme  e  SILVA, Lívia Campos e. Instituição geriátrica como uma instituição totalitária: gênero e saúde mental. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 45-62. ISSN 1679-4427.

Uma alternativa para se viver a velhice em nossa cultura é a instituição geriátrica. A presente pesquisa teve como objetivo investigar os sentidos vivenciados por idosos e idosas em relação à instituição geriátrica e à internação. Para tanto, foi realizado um estudo etnográfico em uma dessas instituições, no Distrito Federal, durante oito meses, com visitas semanais de três horas. Posteriormente, foram realizadas 18 entrevistas (nove idosos e nove idosas), as quais foram submetidas a uma análise hermenêutica. Os sentidos vivenciados por idosos e idosas internos apontaram para características típicas daquelas relatadas em uma instituição totalitária. No entanto, houve diferenças de gênero no modo de lidar com essas vivências, bem como em seu impacto na saúde mental.

Palavras-chave : velhice; gênero; instituição totalitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License