SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20The management perspective oversupport matrix in mental healthInterventional proposal: the challenge of governance in mental health in a city in the metropolitan region of Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

CARDOSO, Márcia Roberta de Oliveira; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de; PIANI, Pedro Paulo Freire  and  MOREIRA, Ana Cleide Guedes. O caminho trilhado por usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Estado do Pará: construindo itinerários na busca do cuidado. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 91-116. ISSN 1679-4427.

Este artigo buscou conhecer e compreender os caminhos percorridos pelos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado do Pará na busca do cuidado. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de cunho discursivo e etnográfico. Participaram do estudo 14 usuários cadastrados no CAPS. As entrevistas foram analisadas de acordo com as categorias que emergiram a partir dos discursos e das produções de sentidos dos entrevistados quanto aos seus itinerários terapêuticos, quais sejam: trajetória assistencial; o acesso aos serviços de saúde; religiosidade e saúde mental; usuários e a busca por cuidado quando estão em sofrimento. Os itinerários terapêuticos escolhidos pelos usuários levaram em consideração aspectos concernentes ao contexto sociocultural no qual estão inseridos, utilizando-se de recursos e estratégias ligadas ao próprio acesso aos serviços de saúde da rede formal, bem como aos recursos pertinentes à religiosidade e aos aspectos relacionados ao apoio da família e dos amigos.

Keywords : itinerários terapêuticos; saúde mental; cuidado; centro de atenção psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License