SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20The way taken by users of a Psychosocial Care Center in Pará state: building itineraries in search of assistencePsychiatric reform experiences and brazilian movement consolidation: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

RIBEIRO, Márcia Maria Rodrigues. Proposta intervencionista: o desafio da governança em saúde mental em uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 117-133. ISSN 1679-4427.

Este trabalho pretendeu propor ações intervencionistas que visem a potencializar a governança e a articulação dos níveis de atenção à saúde mental e destes com a saúde integral, no serviço público de Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Considerando que a saúde mental apresenta uma estrutura complexa de rede de serviços que cuida do portador de sofrimento mental em crise/urgência e que busca desenvolver ações no território, faz-se necessário sensibilizar os gestores/gerentes locais do que seja governança e da importância de sua participação no processo de fortalecimento de ação integrada de saúde mental no município. Além disso, é importante promover a organização de fluxos e protocolo para uma maior articulação das unidades de urgência com as unidades de atenção integral à saúde dos setores primário, secundário e terciário. A Reforma Sanitária Brasileira projetou uma profunda remodelação nas concepções do processo de saúde e doença mental, as quais, mais tarde, integral ou parcialmente, viriam a constituir a essência da Política Nacional de Saúde Mental. A Reforma Psiquiátrica veio apontar a necessidade de se repensar a condução da assistência ao portador de sofrimento mental. Durante os últimos anos, muitos avanços foram percebidos e contabilizados; os serviços substitutivos foram implantados, porém ainda são insuficientes para a necessidade no país. Esse desafio envolverá a questão do planejamento da rede, mas também questões da construção de espaços de sociabilidade, de trocas e produção de subjetividades, da articulação e integralidade dos serviços, entre outros, considerando as particularidades dos usuários de saúde mental.

Keywords : governança; reforma psiquiátrica; saúde mental; serviço substitutivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License