SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Proposta intervencionista: o desafio da governança em saúde mental em uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (MG)Pressupostos epistemológicos da saúde mental e trabalho em teses brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

CEZAR, Michelle de Almeida  e  COELHO, Mayara Pacheco. As experiências de reforma psiquiátrica e a consolidação do movimento brasileiro: uma revisão de literatura. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 134-151. ISSN 1679-4427.

O predomínio da prática psiquiátrica de internação dos ditos loucos se deu como resposta socialmente adequada às condições de emergência das sociedades moderna e contemporânea. As principais críticas ao modelo asilar se dirigiram ao caráter fechado e autoritário da instituição, dando origem a diferentes tentativas de reformulação tanto da instituição asilar como do saber psiquiátrico tradicional. O objetivo deste trabalho foi apresentar as principais experiências de Reforma Psiquiátrica em diferentes países e no contexto brasileiro. Como recurso metodológico, foi utilizada a revisão de literatura. As diversas experiências de Reforma Psiquiátrica surgiram a partir das críticas ao modelo asilar de tratamento. A Psicoterapia Institucional e as Comunidades Terapêuticas se configuraram como reformas restritas ao asilo; a Psiquiatria de Setor e a Psiquiatria Preventiva ultrapassaram o âmbito asilar; e a Antipsiquiatria e a Psiquiatria Democrática promoveram rupturas com os modelos anteriores. No Brasil, a Reforma Psiquiátrica é compreendida como um processo social complexo que exige transformações em quatro dimensões interdependentes: teórico-conceitual, jurídico-política, técnico-assistencial e sociocultural.

Palavras-chave : hospitais psiquiátricos; saúde mental; desinstitucionalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License