SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Psychiatric reform experiences and brazilian movement consolidation: a literature reviewNarrative of an paralympic boccia athlete: listening to those who do not speak author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de  and  BASTOS, Juliano Almeida. Pressupostos epistemológicos da saúde mental e trabalho em teses brasileiras. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 152-175. ISSN 1679-4427.

O presente estudo realizou uma pesquisa qualitativa de tipo bibliográfica utilizando o método da metassíntese. Objetivou-se conhecer e analisar os pressupostos epistemológicos que alicerçam as teses desenvolvidas na área da saúde mental e trabalho no âmbito da pós-graduação brasileira. A investigação foi desenvolvida em cinco fases: exploração, refinamento, cruzamento, descrição e análise. A análise de 16 teses consolida a metassíntese e apresenta os seguintes resultados: a área de conhecimento da saúde mental e trabalho fundamenta-se nos pressupostos epistemológicos do campo da saúde do trabalhador. Observa-se, porém, um hibridismo de conceitos com implicações políticas e ideológicas. Assim, faz-se necessário investigar e assumir uma posição política. Caso contrário, o uso indevido de conceitos pode ser interpretado como uma incoerência epistemológica; ou seja, expressar uma postura, mas assumir outra, em sentido contrário. Os conceitos ocultam, portanto, um posicionamento político implícito no desenvolvimento da pesquisa. É, pois, o campo da saúde do trabalhador que alicerça a produção científica da área da saúde mental e trabalho; essa coerência epistemológica é condição imprescindível para o êxito nos processos investigativos e, consequentemente, nos resultados apresentados por essa área do conhecimento.

Keywords : saúde mental e trabalho; conhecimento; metassíntese; teses brasileiras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License