SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Pressupostos epistemológicos da saúde mental e trabalho em teses brasileirasEducação e autoridade: alguns apontamentos sobre a prática educativa e o impossível na emancipação do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

SANTOS, Márcio de Souza; FOURAUX, Carolina Gonçalves da Silva  e  OLIVEIRA, Valéria Marques de. Narrativa de um atleta de bocha paralímpica: ouvindo os que não falam. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 176-205. ISSN 1679-4427.

A bocha paralímpica é um esporte desafiador para pessoas com deficiência com comprometimento motor nos quatro membros. Um grupo desses atletas, mesmo com a prática esportiva, permanece prejudicado pela incapacidade de oralização e falta de comunicação por outros meios. Baseado na Psicologia Cultural buscou-se entender como essas pessoas se constroem, por meio da narrativa desses sujeitos, considerando a importância de se fazer presente no mundo por meio da comunicação e se fazer presente para si mesmo, pela necessidade de se fazer inteligível ao outro, estabelecendo o diálogo. Propôs-se alternativas na expressão narrativa e posterior análise, considerando as características dos sujeitos: comunicação por tradutor ou computador com teclado adaptado; expressões, sons e gestos alterados pela deficiência; escolha de fotos; e análise da rede social do sujeito. Isso fez com que o papel dos pesquisadores fosse da maior importância, ao estabelecer vínculos com os sujeitos, possibilitando o diálogo com objetivo de conhecer a história de vida de pessoas acostumadas a serem interpretadas e não ouvidas. Conjecturou-se que a bocha adaptada, diferentemente do que se acreditava, não é a salvação de uma vida estagnada. Ao contrário, ela é, primeiramente, uma ponte para a socialização e para o lazer; em segundo lugar, constitui-se como a profissão do atleta, trazendo sua outra identidade. A pesquisa narrativa possibilitou mostrar os bastidores do presente trabalho e permitiu a articulação de métodos de coleta de dados que melhoraram o diálogo entre pesquisador e sujeito pesquisado, que se mostrou um atleta maduro, inteligente, não tão independente como se acredita ser ideal, mas tão autônomo quanto possível.

Palavras-chave : narração; psicologia do esporte; pessoas com deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License