SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Narrativa de um atleta de bocha paralímpica: ouvindo os que não falamA noção de crise no campo da saúde mental: saberes e práticas em um centro de atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

RODRIGUES, Rogério. Educação e autoridade: alguns apontamentos sobre a prática educativa e o impossível na emancipação do sujeito. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 206-225. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste artigo foi analisar alguns apontamentos para que se possa elaborar a prática educativa no campo educacional e os processos relacionados com o impossível na emancipação do sujeito. Para tanto, os focos de análise foram as interfaces entre o campo educacional e as considerações freudianas apresentadas no prefácio "A Juventude Desorientada de Aichhorn" (1925) e em outros escritos que também podem colaborar para se compreender a produção do sujeito no campo das relações educativas. Conclui-se que a intensificação das práticas educativas e os variados discursos sobre a questão da aprendizagem seriam tentativas, por parte do educador, de evitar os diferentes enfrentamentos dos problemas educacionais. O processo educacional deveria se constituir como lugar de instauração da produção do sujeito que se opõe a qualquer modo de consolidação de práticas sociais de cunho autoritário e, por isso, já seria o elemento fundamental para que todos aqueles que atuam no campo educativo compreendam desde já a responsabilidade no uso das palavras e, mais propriamente, assumam a autoridade de instaurar a produção de sujeitos para uma sociedade efetivamente democrática.

Palavras-chave : educação; educação e psicanálise; fundamentos da educação; crise na educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License