SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Educação e autoridade: alguns apontamentos sobre a prática educativa e o impossível na emancipação do sujeitoMaternidade e loucura: questões jurídicas em torno do poder familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

MARTINS, Aline Gomes. A noção de crise no campo da saúde mental: saberes e práticas em um centro de atenção psicossocial. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 226-242. ISSN 1679-4427.

Este trabalho é originado de pesquisa de mestrado que teve por objetivo problematizar a noção de crise que dá sustentação à atuação dos centros de atenção psicossocial (CAPSs), por meio de estudo realizado em uma unidade de atenção nesse formato. Foram feitos levantamento bibliográfico em torno do tema, observações da rotina do serviço e entrevistas com técnicos do CAPS. As entrevistas foram gravadas e submetidas à análise de conteúdo, resultando em categorias de análise. Elas mostram que existe uma multiplicidade de saberes e de noções convivendo, mas predomina a noção de crise aos moldes da clínica médica. O sujeito é avaliado com base em seu comportamento, e não se abrem possibilidades para outros tratamentos que levem em consideração aspectos subjetivos e intersubjetivos.

Palavras-chave : centro de atenção psicossocial; crise; saúde mental; clínica ampliada; reforma psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License