SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20A noção de crise no campo da saúde mental: saberes e práticas em um centro de atenção psicossocialA produção do cuidado em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

BARBOSA, Adilane dos Santos  e  JUCA, Vládia Jamile dos Santos. Maternidade e loucura: questões jurídicas em torno do poder familiar. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 243-260. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste estudo foi identificar, a partir da narrativa de mulheres com trajetória de sofrimento psíquico grave, como os dispositivos jurídicos e assistenciais entendem e lidam com os impasses apresentados por elas e por seu entorno, no que diz respeito ao exercício da maternidade. Adotou-se como perspectiva metodológica a História de Vida. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, com seis mulheres com um histórico de sofrimento psíquico grave. Os relatos apresentados apontaram que as mulheres tendem a ser destituídas formalmente e, com mais frequência, informalmente, dos seus lugares de mães em decorrência de sua condição psíquica e, mais ainda, da falta de suporte social.

Palavras-chave : maternidades; transtornos mentais; poder familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License