SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Maternidad y locura: cuestiones legales alrededor del poder de la familiaHistorias, nuestras historias: potencial y desafíos del mundo del trabajo para los usuarios de un servicio de salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

QUINTANILHA, Bruna Ceruti; BELOTTI, Meyrielle; TRISTAO, Kelly Guimarães  y  AVELLAR, Luziane Zacché. A produção do cuidado em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 261-278. ISSN 1679-4427.

O objetivo do artigo foi analisar as percepções dos profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), de uma região do sudeste do Brasil, sobre a produção do cuidado em saúde mental infantojuvenil. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa. Participaram do estudo 10 profissionais. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica do Grupo Focal. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, baseada no método elaborado por Bardin. A partir dessa análise, elencou-se as seguintes categorias de estudo: o Projeto Terapêutico Singular; as diferentes clínicas; o cuidado e a família; e o cuidado e as práticas em rede. Os resultados indicaram que as percepções sobre o cuidado nomeadas pelos profissionais do CAPSi, na sua maioria, estão em consonância com a proposta do Ministério da Saúde. O estudo também aponta a importância de as particularidades da criança e do adolescente serem contempladas e enfatizadas durante o processo do cuidado.

Palabras clave : serviços de saúde mental; criança; adolescente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License