SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Maternidade e loucura: questões jurídicas em torno do poder familiarHistórias, nossas histórias: potências e desafios do mundo do trabalho para usuários de um serviço de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

QUINTANILHA, Bruna Ceruti; BELOTTI, Meyrielle; TRISTAO, Kelly Guimarães  e  AVELLAR, Luziane Zacché. A produção do cuidado em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 261-278. ISSN 1679-4427.

O objetivo do artigo foi analisar as percepções dos profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), de uma região do sudeste do Brasil, sobre a produção do cuidado em saúde mental infantojuvenil. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa. Participaram do estudo 10 profissionais. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica do Grupo Focal. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, baseada no método elaborado por Bardin. A partir dessa análise, elencou-se as seguintes categorias de estudo: o Projeto Terapêutico Singular; as diferentes clínicas; o cuidado e a família; e o cuidado e as práticas em rede. Os resultados indicaram que as percepções sobre o cuidado nomeadas pelos profissionais do CAPSi, na sua maioria, estão em consonância com a proposta do Ministério da Saúde. O estudo também aponta a importância de as particularidades da criança e do adolescente serem contempladas e enfatizadas durante o processo do cuidado.

Palavras-chave : serviços de saúde mental; criança; adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License