SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20A produção do cuidado em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

THEODORO, Camila Roman  e  MOREIRA, Maria Inês Badaró. Histórias, nossas histórias: potências e desafios do mundo do trabalho para usuários de um serviço de saúde mental. Mental [online]. 2017, vol.11, n.20, pp. 279-295. ISSN 1679-4427.

Trata de pesquisa qualitativa sobre a organização da vida e do trabalho de pessoas com sofrimento psíquico grave, com o objetivo de analisar o histórico de vida e trabalho, bem como os potenciais e desafios dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Pesquisa de abordagem qualitativa interventiva, com uso de narrativas de 14 usuários. A coleta de dados foi realizada por meio da observação do participante, da análise documental e das entrevistas semiestruturadas, a partir das quais foram produzidas as narrativas. Concluiu-se que o trabalho possibilita a reinserção social e a troca de afetos, bens e mensagens fundamentais para o processo de reabilitação psicossocial. Além disso, possibilita a ressignificação de seus sofrimentos e permite novos sentidos à própria vida.

Palavras-chave : narrativa; saúde mental; trabalho; autonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License