SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Associação entre o consumo de drogas e a ideação suicida em adolescentesAções de promoção de saúde em sala de espera: contribuições da Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

VALE, Carla Cristina Soares de Oliveira do  e  LIBERO, Ana Carolina Abreu. A espiritualidade que habita o CTI. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 321-338. ISSN 1679-4427.

Durante o período de estágio, realizado no CTI de um hospital geral da cidade de Barbacena, pôde-se observar, em especial no horário de visitas, o quanto a espiritualidade encontra-se presente no momento de adoecimento. Ninguém planeja adoecer e quando isso ocorre há uma total desestruturação psíquica, tanto do paciente quanto de sua família e é nesse momento que surge a importância da espiritualidade, que traz um maior conforto e acalento àqueles que vivenciam tal situação. A relação da espiritualidade com a saúde mental vem sendo cada vez mais estudada, daí a necessidade de se escrever sobre a vivência desse tema. O CTI já é um ambiente por si só angustiante e temido por muitos, já que é um setor do hospital reservado para pacientes em estado de saúde grave, que podem até mesmo estar correndo risco de morte, trazendo mais medo àqueles que estão internados ou que têm algum ente nessa situação, sob cuidados especializados. O medo da morte nesse caso é muito maior e angustiante, fazendo-se necessário, então, como principal objetivo, identificar a importância da espiritualidade durante o processo de internação no CTI, a partir da observação de familiares e pacientes internados, em especial durante os horários de visita. Em um período de seis meses, estando diariamente por cerca de três horas nesse setor do hospital, pôde-se perceber o quanto a espiritualidade fortalece a esperança diante do medo da morte, tão temida pela maioria das pessoas.

Palavras-chave : espiritualidade; Centro de Terapia Intensiva (CTI); morte; humanização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License