SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21The spirituality that inhabits the CTIThe university youth in the contemporaneity: the construction of a mental health service for undergraduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

BECKER, Ana Paula Sesti  and  ROCHA, Natália Lorenzetti da. Ações de promoção de saúde em sala de espera: contribuições da Psicologia. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 339-355. ISSN 1679-4427.

Este artigo relata uma experiência desenvolvida em grupos de sala de espera na Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) em um município do Sul do Brasil. Como aporte teórico recorreu-se à Psicologia da Saúde, por considerar a saúde sob um prisma dinâmico que é influenciado por aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Desse modo, o trabalho do psicólogo nas instituições de saúde, e mais precisamente nas salas de espera desses locais, torna efetivas as estratégias de promoção e educação em saúde. O objetivo deste trabalho foi apresentar um relato dessa experiência, com vistas à relevância de trabalhos em instituições que priorizam a compreensão integral de saúde e a reflexão de intervenções nesses contextos. Como método de intervenção, utilizou-se de técnicas de dinâmicas de grupo. Posteriormente, foram registradas, em um diário de campo, as narrativas e observações relevantes ao estudo. É possível constatar que a intervenção realizada possibilitou um espaço de acolhimento e de troca de vivências sobre práticas de saúde entre usuárias da rede e profissionais. Também refletiu-se acerca dos significados e modos de cuidado consoante as representações culturais das participantes. A intervenção com grupos em sala de espera contribuiu para o exercício profissional psicológico e para a melhor qualidade dos serviços prestados dentro das iniciativas em políticas públicas de saúde municipais.

Keywords : Psicologia da saúde; sala de espera; promoção à saúde; educação em saúde; grupos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License