SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Promoting health in waiting room stocks: contributions of PsychologyInterprofessional education in health and the refuge to extreme situations: comprehension of the phenomenon of suicide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

MALAJOVICH, Nuria et al. A juventude universitária na contemporaneidade: a construção de um serviço de atenção em saúde mental para estudantes. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 356-377. ISSN 1679-4427.

O presente estudo descreve a experiência de constituição de um serviço de atenção em saúde mental para estudantes universitários que se organiza a partir de sua porta de entrada, estabelecendo um mapa da clientela e realizando a caracterização de seu perfil contextual e subjetivo. São apresentados os pressupostos que sustentam o dispositivo de recepção dos estudantes, tomando como base as considerações psicanalíticas sobre urgência e crise e as questões relativas à abordagem dos jovens e de seus dilemas na atualidade. O manejo clínico é problematizado e discutido à luz do perfil do público atendido e do contexto da universidade, salientando a importância da constituição de um lugar de referência que relance a aposta na palavra e em seus efeitos. Ao sustentar ativamente uma postura inclusiva e aberta à diferença, espera-se contribuir para a criação de um espaço de reflexão que problematize o lugar da norma e do universal e fomente a construção de um laço solidário entre os estudantes.

Keywords : universidade; estudantes; saúde mental; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License